segunda-feira, 25 de maio de 2015

Como contratar uma dedetizadora com segurança


Existem diferentes serviços prestados pelas dedetizadoras. Inclusive, algumas são especializadas em algum tipo específico de praga.

Para a contratação de algum dos serviços, é preciso se certificar sobre o profissionalismo da empresa. Peça indicações ou procura conversar diretamente com os funcionários responsáveis, medindo, de certa forma, a capacidade que possuem.

Observe, também, se os funcionários possuem material apropriado de proteção à própria saúde, uma vez que esse controle é de responsabilidade da empresa. Os produtos usados para dedetização são, em sua maioria, nocivos à saúde humana quando a exposição é frequente.

Confira documentos de conformidade com o órgão estadual ambiental da região em que procura o serviço. É esse órgão o responsável pela fiscalização de empresas dedetizadoras.

Para funcionar, uma empresa de dedetização precisa ter licença sanitária com data de validade renovada anualmente. Essa licença é expedida pela Vigilância Sanitária e deve estar disposta em local visível para o consumidor.

Além disso, deve expedir um laudo descritivo dos procedimentos realizados, que deve ser assinado por um técnico habilitado responsável pelo serviço.

Os produtos usados na dedetização podem causar riscos à saúde humana e de animas domésticos, portanto todos os cuidados devem ser tomados para evitar intoxicação por ingestão, inalação ou absorção pela pele.

Confira as dicas da Vigilância Sanitária para que o consumidor contrate uma empresa de dedetização:

- Observe se o executor do trabalho está devidamente uniformizado com equipamentos de segurança, como óculos, luvas, máscaras, botas e macacão.
- Verifique se os produtos estão registrados no Ministério da Saúde, a informação deve estar na embalagem.
- Não aceite sugestão de ficar com o restante do material aplicado para usá-lo caso os insetos reapareçam.
- Retire crianças e animais de estimação do local durante a dedetização e mantenha-os afastados, pelo menos, por 6 horas após processo conforme orientação dos profissionais.
- Utensílios domésticos devem ser lavados com detergente para a utilização.
- Não faça dedetização por conta própria. Os produtos são perigosos à saúde.
- Cuidado com produtos para dedetização oferecidos de porta em porta. Eles podem ser clandestinos e colocar em risco a saúde de toda a família.
- O imóvel deve ser bem ventilado após a ação do produto. Abra todas as portas e janelas e espere um pouco antes de voltar para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário